quinta-feira, dezembro 02, 2004

 

Ainda a Dissolução do Parlamento

Depois da intervenção do caro colega (quase) economista e bloguista Pedro Oliveira, não vou acrescentar muito mais neste blog acerca das razões e dos efeitos económicos da dissolução do Parlamento pelo PR (para isso serve a parte de comentários à exposição do Pedro).

Mas ainda em relação a este assunto há uma outra questão a assinalar: deverá o actual Governo aprovar o orçamento da 2005?

Começo por dizer que ainda não tenho uma opinião clara acerca deste assunto. Por um lado não parece lógico que um Governo, que tem os dias contados, possa aprovar um orçamento, pois a razão da sua "demissão" é, segundo parece, o seu mau desempenho governativo. Por outro lado, a não aprovação do orçamento deixa transparecer no horizonte o regime de duodécimos até Abril ou Maio do próximo ano.

Por um lado o regime de duodécimos permite a contenção de despesas que tanta falta ainda nos faz. Mas por outro lado não permite que os mecanismos de incentivo ao investimento possam actuar na sua plenitude (e aqui está outra coisa que tanta falta nos faz).
Dado que, com todas estas mudanças, estamos a promover uma péssima imagem de estabilidade para o exterior, não será mais importante criar alguns mecanismos de atractividade de investimento? E este orçamento cria esses incentivos (a descida de IRS não é de certeza)?

Faço muitas perguntas porque na realidade isto deixou-me com algumas dúvidas.

Inicialmente estava mais inclinado para concordar com a aprovação do orçamento, pois parecia-me um mal menor. Contudo, do ponto de vista económico, não sei se esta será a solução que maiores benefícios trará para a economia nacional.

Aguardo, pois, comentários dos meus caros colegas, para juntar ideias a esta dúvida económica que me assombra!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?